CONSULTORIA EM GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO

Em instituições que prestam serviços de saúde, a qualidade não se traduz apenas em satisfação do cliente, mas em segurança do paciente, eficiência operacional e desfechos clínicos positivos. Instituições que investem em um sistema de gestão da qualidade robusto conseguem não apenas mitigar riscos e reduzir erros, mas também otimizar recursos, aumentar a confiança da comunidade e motivar suas equipes.

 

Implementar uma cultura de qualidade, no entanto, é um desafio complexo que exige método, disciplina e visão estratégica. Para guiar estas instituições nessa jornada de transformação, a MRC QUALIDADE desenvolveu uma consultoria especializada, dividida em 06 (seis) etapas claras, que oferece um caminho estruturado para alcançar a excelência.


As primeiras 05 etapas estão relacionadas com a avaliação, estruturação, adequação e padronização dos processos da instituição, com base nos mais elevados padrões, nacionais e internacionais, de qualidade.

A sexta etapa (opcional) é destinada à instituições que, depois de implantarem uma gestão da qualidade robusta e sólida, desejam comprovar a eficácia desta gestão através de uma metodologia de certificação e/ou acreditação em saúde.

Benefícios da Consultoria


Redução de Custos

Eliminação de desperdícios operacionais e aumento significativo da produtividade das equipes, através de processos otimizados e bem estruturados

Decisões Inteligentes

Tomada de decisões baseadas na análise de indicadores estratégicos e de desempenho, reduzindo os riscos e aumentando a assertividade das ações

Equipe Enganjada

Equipe motivada, com menos retrabalho, processos claros e metas bem definidas. Maior participação das equipes, com redução do turnover e melhora do clima organizacional.

Controle Operacional

Análise por indicadores das atividades técnicas, financeiras e administrativas da organização, favorecendo uma gestão mais proativa e menos reativa.

Conformidade Legal

Conformidade com a legislação vigente, reduzindo os riscos de multas, interdições ou outras punições baseadas na legislação sanitária, profissional, ambiental ou trabalhista.

Credibilidade no Mercado

Melhora da viabilidade econômica e do posicionamento no mercado da organização, que garante mais eficiência operacional associada à credibilidade dos seus serviços.

Etapas da Consultoria


Etapa 01: Avaliação Institucional

  • Auditoria documental
  • Auditoria presencial ou remota assistida
  • Roteiros de auditoria personalizados para cada tipo de cliente ou serviço
  • Análise das não conformidades e oportunidades de melhorias observadas
  • Elaboração e priorização das ações
  • Cronograma de execução

Etapa 02: Planejamento Estratégico

  • Análise interna (Forças e Fraquezas)
  • Análise externa (Oportunidades e Ameaças)
  • Identidade organizacional
  • Elaboração e desdobramento dos objetivos estratégicos
  • Estrutura organizacional

Etapa 03: Execução e Monitoramento

  • Acompanhamento da execução das ações durante TODAS as etapas da consultoria
  • Reuniões periódicas, remotas ou presenciais
  • Canal de dúvidas através do sistema de ticket

Etapa 04: Gestão da Operação

  • Gestão de custos
  • Dimensionamento e treinamento de equipes
  • Mapeamento de processos
  • Mapeamento de riscos
  • Delineamento dos processos
  • Elaboração das políticas institucionais;
  • Estruturação das comissões obrigatórias.
  • Acordos de nível de serviço
  • Contratualização de serviços terceirizados

Etapa 05: Padronização e Melhoria

  • Padronização de modelos de documentos
  • Formalização dos contratos, processos, políticas e acordos de nível de serviço;
  • Desenvolvimentos dos indicadores de desempenho
  • Elaboração dos modelos de relatórios gerenciais

Etapa 06: Certificação e Acreditação

  • Diagnóstico institucional, baseado na metodologia escolhida pela instituição
  • Sensibilização das equipes sobre o processo de certificação/acreditação
  • Capacitação das lideranças estratégicas e gerenciais da instituição
  • Acompanhamento do todo o processo de certificação, da elegibilidade até a recertificação

Serviços Elegíveis para esta Consultoria


  • Serviços Hospitalares
  • Serviços de Hospital Dia
  • Academias e Centros Esportivos
  • Serviços de Hemoterapia
  • Serviços Laboratoriais
  • Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
  • Serviços Ambulatoriais
  • Serviços de Pronto Atendimento
  • Serviços de Nutrição Clínica e Dietética
  • Serviços de Estética e Embelezamento Pessoal
  • Fornecedores de Produtos e Serviços em Saúde
  • Manipulação e Atenção Farmacêutica
  • Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
  • Serviços de Atenção Domiciliar
  • Serviços de Fisioterapia e Reabilitação
  • Residências Terapêuticas
  • Serviços Oncológicos
  • Serviços de Medicina Hiperbárica
  • Serviços de Anatomia Patológica
  • Serviços de Atenção Primária à Saúde
  • Serviços de Telemedicina/Telessaúde
  • Serviços Odontológicos.
  • Serviços de Produção de Alimentos
  • Serviços de Produção de Medicamentos
  • Serviços Farmacêuticos e de Enfermagem (Espaços Saúde)
  • Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar

Trabalhamos com as Principais Metodologias de Certificação


Observação:  Para consultoria com fins de certificação, verificar os critérios de elegibilidade do serviço para a metodologia de certificação escolhida.

ACREDITAÇÃO ONA

O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.




Saiba Mais

ACREDITAÇÃO CHKS (INGLATERRA)

O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.

Saiba Mais

ACREDITAÇÃO ACSA (ESPANHA)

O Programa de Acreditação Internacional ACSA é uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo, volta da para todos os tipos de organizações de saúde.


Saiba Mais

Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços Laboratoriais

Saiba Mais

Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços de Diagnóstico por Imagem

Saiba Mais

Metodologia de Acreditação exclusiva para Serviços Laboratoriais

Saiba Mais

Metodologia de Certificação de Espaços de Saúde e consultórios farmacêuticos e de enfermagem.

Saiba Mais

Metodologia de Certificação para Fornecedores de

Produtos e Serviços para a Saúde.

Saiba Mais

Metodologia de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Organizações de Cuidados à Saúde.

Saiba Mais