CONSULTORIA EM GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO
Em instituições que prestam serviços de saúde, a qualidade não se traduz apenas em satisfação do cliente, mas em segurança do paciente, eficiência operacional e desfechos clínicos positivos. Instituições que investem em um sistema de gestão da qualidade robusto conseguem não apenas mitigar riscos e reduzir erros, mas também otimizar recursos, aumentar a confiança da comunidade e motivar suas equipes.
Implementar uma cultura de qualidade, no entanto, é um desafio complexo que exige método, disciplina e visão estratégica. Para guiar estas instituições nessa jornada de transformação, a MRC QUALIDADE desenvolveu uma consultoria especializada, dividida em 06 (seis) etapas claras, que oferece um caminho estruturado para alcançar a excelência.
As primeiras 05 etapas estão relacionadas com a avaliação, estruturação, adequação e padronização dos processos da instituição, com base nos mais elevados padrões, nacionais e internacionais, de qualidade.
A sexta etapa (opcional) é destinada à instituições que, depois de implantarem uma gestão da qualidade robusta e sólida, desejam comprovar a eficácia desta gestão através de uma metodologia de certificação e/ou acreditação em saúde.
Benefícios da Consultoria
Redução de Custos
Eliminação de desperdícios operacionais e aumento significativo da produtividade das equipes, através de processos otimizados e bem estruturados
Decisões Inteligentes
Tomada de decisões baseadas na análise de indicadores estratégicos e de desempenho, reduzindo os riscos e aumentando a assertividade das ações
Equipe Enganjada
Equipe motivada, com menos retrabalho, processos claros e metas bem definidas. Maior participação das equipes, com redução do turnover e melhora do clima organizacional.
Controle Operacional
Análise por indicadores das atividades técnicas, financeiras e administrativas da organização, favorecendo uma gestão mais proativa e menos reativa.
Conformidade Legal
Conformidade com a legislação vigente, reduzindo os riscos de multas, interdições ou outras punições baseadas na legislação sanitária, profissional, ambiental ou trabalhista.
Credibilidade no Mercado
Melhora da viabilidade econômica e do posicionamento no mercado da organização, que garante mais eficiência operacional associada à credibilidade dos seus serviços.
Etapas da Consultoria

Etapa 01: Avaliação Institucional
- Auditoria documental
- Auditoria presencial ou remota assistida
- Roteiros de auditoria personalizados para cada tipo de cliente ou serviço
- Análise das não conformidades e oportunidades de melhorias observadas
- Elaboração e priorização das ações
- Cronograma de execução
Etapa 02: Planejamento Estratégico
- Análise interna (Forças e Fraquezas)
- Análise externa (Oportunidades e Ameaças)
- Identidade organizacional
- Elaboração e desdobramento dos objetivos estratégicos
- Estrutura organizacional
Etapa 03: Execução e Monitoramento
- Acompanhamento da execução das ações durante TODAS as etapas da consultoria
- Reuniões periódicas, remotas ou presenciais
- Canal de dúvidas através do sistema de ticket
Etapa 04: Gestão da Operação
- Gestão de custos
- Dimensionamento e treinamento de equipes
- Mapeamento de processos
- Mapeamento de riscos
- Delineamento dos processos
- Elaboração das políticas institucionais;
- Estruturação das comissões obrigatórias.
- Acordos de nível de serviço
- Contratualização de serviços terceirizados
Etapa 05: Padronização e Melhoria
- Padronização de modelos de documentos
- Formalização dos contratos, processos, políticas e acordos de nível de serviço;
- Desenvolvimentos dos indicadores de desempenho
- Elaboração dos modelos de relatórios gerenciais
Etapa 06: Certificação e Acreditação
- Diagnóstico institucional, baseado na metodologia escolhida pela instituição
- Sensibilização das equipes sobre o processo de certificação/acreditação
- Capacitação das lideranças estratégicas e gerenciais da instituição
- Acompanhamento do todo o processo de certificação, da elegibilidade até a recertificação
Serviços Elegíveis para esta Consultoria
- Serviços Hospitalares
- Serviços de Hospital Dia
- Academias e Centros Esportivos
- Serviços de Hemoterapia
- Serviços Laboratoriais
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva
- Serviços Ambulatoriais
- Serviços de Pronto Atendimento
- Serviços de Nutrição Clínica e Dietética
- Serviços de Estética e Embelezamento Pessoal
- Fornecedores de Produtos e Serviços em Saúde
- Manipulação e Atenção Farmacêutica
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear
- Serviços de Atenção Domiciliar
- Serviços de Fisioterapia e Reabilitação
- Residências Terapêuticas
- Serviços Oncológicos
- Serviços de Medicina Hiperbárica
- Serviços de Anatomia Patológica
- Serviços de Atenção Primária à Saúde
- Serviços de Telemedicina/Telessaúde
- Serviços Odontológicos.
- Serviços de Produção de Alimentos
- Serviços de Produção de Medicamentos
- Serviços Farmacêuticos e de Enfermagem (Espaços Saúde)
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar
Trabalhamos com as Principais Metodologias de Certificação
Observação: Para consultoria com fins de certificação, verificar os critérios de elegibilidade do serviço para a metodologia de certificação escolhida.
ACREDITAÇÃO ONA
O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.

ACREDITAÇÃO CHKS (INGLATERRA)
O Programa de Acreditação Nacional ONA é a maior metodologia de acreditação do país, sendo responsável por mais de 80% das acreditações do país, voltada para todos os tipos de organizações de saúde.
ACREDITAÇÃO ACSA (ESPANHA)
O Programa de Acreditação Internacional ACSA é uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo, volta da para todos os tipos de organizações de saúde.

Metodologia de Certificação de Espaços de Saúde e consultórios farmacêuticos e de enfermagem.

Metodologia de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Organizações de Cuidados à Saúde.




