ONA

PREPARAÇÃO PARA ACREDITAÇÃO ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA)

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde Elegíveis para Acreditação

Serviços Hospitalares

Serviços de Hemoterapia

Serviços Laboratoriais

Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva

Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear

Serviços Ambulatoriais

Serviços de Pronto Atendimento

Serviços de Atenção Domiciliar

Serviços Oncológicos

Serviços de Medicina Hiperbárica

Serviços de Anatomia Patológica

Serviços de Atenção Primária à Saúde

Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar

Serviços de Telemedicina/Telessaúde

Serviços Odontológicos


O Processo de Acreditação ONA

  • Elegibilidade: Cumprimento do requisito mínimo de documentação exigido pela ONA
  • Estar legalmente constituída há pelo menos 1 (um) ano
  • Possuir alvará de funcionamento
  • Possuir licença sanitária
  • Possuir licenças pertinentes à natureza da atividade
  • Possuir registro do responsável técnico, conforme o perfil da organização
  • Diagnóstico Organizacional (Opcional): Tem a finalidade identificar as fragilidades existentes frente aos padrões do Manual ONA. É independente do processo de Avaliação
  • Autoavaliação: A auto avaliação é um processo pelo qual a Organização Prestadora de Serviços de Saúde, avalia seu próprio desempenho em relação aos padrões e requisitos estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação, sendo obrigatória antes das visitas de Acreditação, Recertificação ou Upgrade, e facultativa antes das visitas de Manutenção. 
  • Certificação: Avalia o desempenho em relação aos padrões e requisitos estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação. Para as Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS) a avaliação pode resultar em: Acreditado com Excelência (Nível 3), Acreditado Pleno (Nível 2), Acreditado (Nível 1) ou Não Acreditado.
  • Manutenção: Na vigência da validade do certificado, a Organização certificada está subordinada a dois mecanismos de controle para a verificação da manutenção do desempenho obtido na certificação: 
  • Visitas de manutenção ordinárias e obrigatórias. 
  • Visitas de manutenção extraordinárias. 
  • Recertificação ou Upgrade: É o processo de avaliação realizado após o término do período de validade da certificação conferindo continuidade à condição de acreditado. O resultado será independente da certificação anterior, e é obtido após um novo ciclo de avaliação que envolve todos os procedimentos adotados anteriormente. 
  • Upgrade é o processo antecipado de recertificação, na tentativa de avançar para um nível mais elevado. É considerado um novo ciclo de certificação e, por isso, seu resultado não depende da nivelação vigente.

Selo de Qualificação

Assim como a Acreditação, a avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. É destinado a serviços de apoio a organizações de saúde,

Serviços Elegíveis para o Selo de Qualificação


  • Serviço de Dietoterapia para a Saúde; 
  • Serviço de Engenharia Clínica para a Saúde;
  • Serviço de Higienização para a Saúde; 
  • Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica para a Saúde; 
  • Serviço de Nutrição de Produção e Clínica para a Saúde; 
  • Serviço de Processamento de Produtos para a Saúde; 
  • Serviço de Processamento de Roupa para a Saúde;
  • Serviço de Manutenção Predial para Saúde;
  • Serviço de Segurança Patrimonial para Saúde.


Como a MRC QUALIDADE pode te ajudar a alcançar esta acreditação?

A MRC Qualidade em Saúde atua na preparação da sua instituição para receber uma visita de acreditação (certificação, manutenção, recertificação ou upgrade). Para instituições que optarem pelo Diagnóstico Organizacional, nossa equipe de consultores acompanha o diagnóstico e, a partir do relatório emitido, elabora e acompanha a execução dos planos de ação corretivos e de melhoria. O objetivo é reverter não conformidades e conformidades parciais em conformidades, garantindo desta forma a certificação da instituição.

O Diagnóstico Organizacional é facultativo, mas altamente recomendado. Para instituições que optarem por não realizar o Diagnóstico Organizacional, nossa equipe de consultores realizará uma avaliação institucional, cujo relatório servirá para como base para a elaboração e acompanhamentos dos planos de ação corretivos e de melhoria iniciais, conforme descrito anteriormente.

O processo de melhoria contínua é acompanhado pela nossa equipe de consultores, incluindo a etapa de autoavaliação, até a obtenção da certificação.
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